Páginas

domingo, 17 de dezembro de 2017

Infância de Jesus


Este pequeno menino Jesus, com cinco anos, brincava, depois de uma tempestade, na margem de um ribeiro. Conduzia pequenos regatos para valas e esta água tomava-se imediatamente límpida, obedecendo à sua mínima palavra.
De seguida, tendo agarrado num pedaço de terra argilosa, moldou doze pequenos pardais. Era um sábado; um bando de garotos brincava com ele.
Um judeu, vendo em que se ocupava Jesus nesse dia, apressou-se a contar tudo a José seu pai. “Ouve, o teu filho está perto do ribeiro; agarrou num bocado de argila e esboçou doze pardais. Ele troça do sábado!”
José foi ter ao lugar onde se encontrava Jesus. Logo que viu o seu filho, repreendeu-o: “Porque te entregas a actividades proibidas no sábado?”. Mas Jesus bateu palmas e gritou aos pardais: “Partam!” Os passarinhos estenderam as asas e levantaram voo, chilreando.
Siderados, os Judeus foram-se embora contar aos seus chefes o que Jesus tinha acabado de fazer diante dos seus olhos.
Entretanto, o filho de Anás o escriba, que se encontrava lá, com Jesus, apanhou um ramo de salgueiro e dispersou as águas drenadas por Jesus.
Vendo isto, Jesus zangou-se e disse-lhe: “Mau! ímpio! Insensato! Que mal te faziam os meus canais e esta água? Pois bem, agora transforma-te numa árvore seca, que não tenha nem folha, nem raiz, nem fruto”.
Imediatamente a criança secou, dos pés à cabeça. E Jesus a voltou para casa de José.
Os pais da criança dessecada vieram buscar o seu filho, chorando a sua juventude. Levaram-no a José e acusaram-no de ter um filho capaz de tais milagres.
Uma outra vez, Jesus passeava pela aldeia, quando uma criança, correndo, o magoou no ombro. Irritado, Jesus disse-lhe: “Tu não prosseguirás a tua estrada”. No mesmo instante, a criança caiu morta. Perante isto, alguns exclamaram: “Donde vem esta criança, cujas palavras se tomam imediatamente realidade?”
Os pais do jovem morto foram queixar-se a José: “Com um filho como o teu, não podes ficar connosco na aldeia, ou então ensina-lhe a abençoar em vez de amaldiçoar. Pois ele mata as nossas crianças”.
José chamou o seu filho à parte e repreendeu-o: “O que te deu? Estas pessoas sofrem, detestam-nos e querem mandar-nos embora”. Jesus respondeu: “Eu sei que as palavras que dizes não vêm de ti; também por respeito para com a tua pessoa, eu me calarei. Mas eles receberão o seu castigo”. Logo os queixosos foram fulminados de cegueira.
Os assistentes estavam dominados pelo medo e pela confusão. “Toda a palavra que sai da sua boca, boa ou má – diziam eles -, cumpre-se e produz um milagre”. E quando eles viram as proezas de Jesus, José levantou-se, pegou no seu filho por uma orelha e puxou-lha vigorosamente.
A criança exaltou-se e disse-lhe: “Não te chega procurar e não encontrar? Aí está! Não pensas no que fazes. Ignoras que eu sou teu? Então deixa-me em paz!”
Evangelho do Pseudo-Tomé


Fonte: escolapt.wordpress                                                                                                                                         





 

Nenhum comentário: