Páginas

domingo, 25 de março de 2018

Paulinismo- Postagem de Páscoa III




PAULO VERSUS TIAGO
Como dito no ínício, a epístola de Tiago foi rejeitada nos primeiros concilios pois era uma resposta a epístola de Paulo aos Romanos. Paulo pregava com veemencia que a salvação era gratuita, unica e exclusivamente pela fé. Chegava a dizer que as obras não podiam salvar ninguém para que ninguém se glorie. É o mesmo que eu disser: "Você não precisa ser bom nem fazer o bem, porque você não vai ser salvo por isso, para que não se glorie" Essa é a visão de Paulo vigente na maioria das denominações.
Já Tiago e os demais apóstolos, exortavam que a fé sem obras era morta. Tiago chega a dizer: "Acaso a fé pode salva-lo? Vês que o homem é justificado pelas obras e não pela fé"
Tiago esta dizendo aqui que não adianta ter fé se não ter boas obras, fazer o bem, caridade, etc....Isso não salva ninguém, contradizendo Paulo.
"Queres tu saber, ó homem insensato, como é que a fé sem obras é estéril? Vedes, pois, como o homem fica justificado pelas obras e não somente pela fé. Assim como o corpo sem alma está morto, assim também a fé sem obras está morta" (Tiago 2, 20-26)
Aí os "pregadores da verdade" dizem que não tem contradição alguma, que o que salva é a fé, mas a fé só é verdadeira se produz boas obras. Mas se a fé produz boas obras então a pessoa não pode ser salva, para que não se glorifique! kkk é isso que da querer forçar e harmonizar textos que se contradizem.
Eles tinham visões diferentes, é obvio. Um dizia uma coisa e outro outra. E com quem ficar? Jesus disse:
"Nem todo que me diz senhor, senhor entrará no reino dos céus"
E ai? É pela fé a salvação como dizia Paulo?. Jesus disse:
"Tive fome e não me deste o que comer...."
A reação normal das pessoas!
Isso não são obras? E qual dos dois "apóstolos" andou com jesus, Paulo ou Tiago? Qual dos dois aprendeu diretamente com o messias?
E isso é só um resumo. Tiago explica que o desejo leva a cobiça, e a cobiça ao pecado etc... enquanto que Paulo dizia que os demônios levavam ao pecado e etc.... E por ai vai as diferenças teológicas. Mas os pregadores não veem contradição alguma. Basta dar uma olhada em uma simples página de uma rede social cristã que você dificilmente vai ver Tiago, mas Paulo, paulo, Paulo etc.....
PAULO VERSUS JOÃO
Paulo escreveu uma epístola aos efésios destinada a ser lida nessa igreja e nas comunidades próximas. Paulo diz que o espirito santo deu uns para apóstolos, outros anciãos, outros diaáconos etc.... Quando João escreve sua epístola a essa igreja percebe-se a confusão que estava esta igreja, e João em sua epístola, que esta no livro do apocalipse diz: "puseste aprova os que se diziam apóstolos e não eram, mas os achastes mentirosos"ap 2,2-7
Só sabemos de uma pessoa antes de João que esteve em Efésios, uma vez que cada par de apóstolos pregava em uma determinada região. E esta pessoa que se dizia apóstolo, foi Paulo. O  engraçado  é que Jesus advertiu tanto sobre falsos ungidos e qualquer um que se diga apóstolo, e mesmo assim a igreja abraça, vide Waldemiro.
Nas epístolas que são atribuidas a João,embora não sejam do mesmo autor, ele exorta os seus a provarem os espiritos, isto é, por a prova, ver se é de Deus mesmo.
João avisa a respeito de "falsos profetas", e enumera algumas das suas características:
- não seguem os Apóstolos (1 João 4, 6),
- ensinam doutrinas contrárias, nomeadamente que Jesus não tinha um corpo inteiramente humano/fisico (1 João 4, 2),
- fizeram parte do grupo (de discípulos) mas afastaram-se (2 João 2, 19),
- não cumprem os ensinamentos de Jesus ( 2 João 1, 9).
Não temos mais epístolas canônicas de outros apóstolos para comparar, mas mesmo assim, já podemos notar estas diferenças teológicas e entender o porque elas foram rejeitadas nos primeiros concilios.
PAULO VERSUS JESUS
Não vou me estender muito neste tema, só resumir, devido a tempo. Mais para frente eu faço um estudo apenas sobre isto, Paulo versus Jesus.
Jesus diz para perdoar setenta vezes sete, Paulo manda entregar a Satanás (1co 5,5)
Jesus ensina a saudar os inimigos,pois se saudarmos só os que nos amam somos iguais aos maus; Paulo exorta que se desvie e se exclua da congregação os que professam outra fé.
Jesus disse para não julgar; Paulo para julgar
Jesus disse que não veio abolir a lei; Paulo disse que ele aboliu
(engraçado que Jesus disse uma coisa, ai ele morre, ressucita e depois aparece para Paulo para corrigir o que ele havia dito: "Ah, eu mudei de idéia, eu vim abolir a lei sim)
São poucos os pontos em comuns entre os ensinos de Paulo e Jesus, e os mais comuns são os menos utilizados, como a caridade, a humildade, o auxilio ao próximo etc....
Notamos inúmeras contradições nos escritos de Paulo:
Paulo conhecia o Sumo Sacerdote, que lhe dera cartas de recomendação (Atos 9:1-2)...
... mais tarde, Paulo mente, ao dizer que não conhecia o Sumo Sacerdote, pois, pela sua posição social e religiosa, decerto o continuaria conhecendo, ainda que tivesse sido substituído (Atos 23:1-5).
Paulo afirmou, categoricamente, que era "israelita, da tribo de Benjamin" (Romanos 11:1)...
...que era "hebreu" (2 Coríntios 11:22; Filipenses 3:5) ...e que era "judeu" (Atos 22:3).
No entanto, saiu com esta declaração: "Fiz-me judeu para os judeus, para ganhar os judeus" (1 Coríntios 9:20). Ora, ninguém, que já é judeu, 'faz-se judeu'.
Disse que após a visão subiu a Jerusalém e ao mesmo tempo disse que não subiu, e por ai vai. Afinal Paulo disse que pregava o SEU evangelho, não o de jesus (Rm 2,16/2Tm 2,8).
PAULO FOI PROFETIZADO?
Muitos me perguntam isso. Eu vejo nas profecias de Zacarias uma alusão a isto. No capítulo onze de Zacarias,O profeta quebra um bastão que simboliza a união de Israel e Judá. E lança um estranho oraculo messiânico onde ele fala de dois pastores, não apenas do messias. O profeta Ezequiel também falou de dois pastores. E Zacarias diz que um seria um bom pastor, o messias, e o outro um pastor insensato que não cuidaria da ovelha perdida.
No novo testamento, só vemos uma referencia a Insensato que é na epístola de Tiago, que sabemos que foi uma resposta a Paulo. Qualquer bíblia de estudo hoje comenta isso na introdução. Então quem que Tiago esta chamando de Insensato?? Paulo. Então quem se encaixa nessa profecia de Zacarias? E mesmo que não fosse Paulo, Tiago esta criticando um pastor insensato que pregava a salvação pela fé, sem as obras. Quem mais fazia isso?
Tiago ínícia sua epístola destinando-a aos irmãos da diáspora, isto é, as ovelhas perdidas da casa de Israel. Paulo nunca destinou nada as ovelhas perdidas, ao contrário, se fez apóstolos dos gentios. Quem se encaixa no oráculo de Zacarias como insensato que não cuidaria da ovelha perdida? Jesus? Não, Jesus disse que veio somente para as ovelhas perdidas da casa de Israel. Paulo? Com certeza.
Foi Paulo que pegou o messias judeu e o tornou universal, expandindo desorganizadamente com falsidade, por interesse, onde cada um ia criando sua própria interpretação.
Fora outras profecias maquiadas!
A LETRA MATA
Por isso que Paulo colocou em sua epístola que a letra mata, porque se as pessoas começarem a ler e a racicionar, a fé em paulo estaria morta. Por isso que os evangélicos utilizam este chavão, para impedir as pessoas de pensarem. Estudar para que né, é só pedir pro espirito santo e pronto. por isso hoje tem uma igreja diferente em cada esquina!
PAULO NOS APÓCRIFOS E NA HISTÓRIA
Para o texto não ficar demasiado grande, vou deixar por enquanto as informações biblicas. Quer saber o que dizem os apócrifos e a história sobre Paulo?  No tempo oportuno eu posto.

Paz  a todos.



Fonte: avozdedeus.org

Nenhum comentário: