Páginas

sábado, 14 de abril de 2018

ONG Chicote Nunca Mais








A ONG CHICOTE NUNCA MAIS é uma entidade sem fins lucrativos e sem vínculo com órgãos públicos.
Foi fundada em 2008 e é formada por pessoas tecnicamente habilitadas e integrantes com extensa trajetória em frentes de libertação animal. No santuário, que fica na região metropolitana de Porto Alegre/RS, abriga dezenas de equinos sob sua tutela, sem nenhum recurso público. Estes animais, após serem recuperados, são encaminhados para fiéis depositários: pessoas que se comprometem a seguir o protocolo de cuidados da ONG e poderão ficar com a guarda do cavalo por tempo indeterminado.
A Chicote Nunca Mais tem o objetivo de acabar com a invisibilidade secular dos cavalos de tração.
No cavalo as dores e sofrimentos são banalizados pelo fato de ser um animal de grande porte. Mas tamanho não é sinônimo de resistência. Cavalos são chicoteados nas ruas, nos hipódromos, nas domas, nos esportes e essa perversidade é aceita e até esperada. Há um inconsciente coletivo de que cavalo não sente dor.
Ninguém contesta! Ninguém defende!
Cavalos são animais muito sensíveis: se uma mosca pousar em qualquer parte do seu corpo ele treme a musculatura para espantá-la.
Ele obedece a seu sórdido condutor e segue em frente até cair extenuado ou morrer. Estranhamente, neste momento que ele é visto, surge sempre uma força tarefa para recolocá-lo novamente em pé e prosseguir na cruel jornada.

O Poder Executivo que se beneficia com o trabalho gratuito destes animais no recolhimento dos materiais recicláveis, é o mesmo que tem a atribuição de protegê-los. Nessa atividade - paga pelo contribuinte no imposto do lixo -, os animais perdem a saúde com longas jornadas diárias, carregando cargas acima de sua capacidade, com o nariz junto dos escapes dos carros, consequentemente aspirando dióxido de carbono, etc. Os cavalos não recebem absolutamente nada, na maioria das vezes nem alimentação. Quando caem por doença e exaustão, ficam ali jogados como se não tivessem auxiliado os gestores públicos. Afinal não fará diferença, no outro dia terá outro cavalo fazendo o mesmo trabalho gratuitamente.
Conheça o site da Chicote Nunca Mais.



Fonte: sitiodobem.com.br


2 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Porque há muito não vejo cavalos de tracção, nem tinha pensado nisso. Há muito que so vejo cavalos nos filmes. Que bom que alguém os vai defender.
Abraço e bom fim-de-semana

Roberto Lino disse...

Graças a equipes como a de vocês não vemos isto nas maiores metrópoles e médias cidades. A divulgação dos crimes praticados contra os animais é a grande arma que vocês usam e fazem um estrago como a de um tiro de canhão. No entanto, nas pequenas cidades onde há menos esclarecimentos tem gente que mata o animal quando ele não aguenta o trabalho. Firmes na fé de conseguirem cada vez mais até solidificarem a menor taxa do abuso no trabalho animal é o que desejo e me solidarizo a vocês e divulgarei o seu trabalho para mais sites.Um abraço a toda equipe.