Páginas

quarta-feira, 1 de julho de 2020

O Aquífero Guarani

          

            A maior reserva subterrânea de água doce do mundo


          Nem toda a água da terra está nos rios, lagos, mares e oceanos. Uma parte encontra-se no subsolo. Quando a chuva cai, uma parte da água infiltra-se pelo solo, pelas rochas permeáveis, por fendas e fraturas, podendo chegar a grandes profundidades no interior da crosta terrestre. Quando encontra uma rocha porosa, esta água acumula-se, formando o que se denomina de aquífero.
          Há mais de 170 milhões de anos atrás formou-se no centro-sul do País, assim como em algumas áreas da Argentina, Uruguai e Paraguai, um extenso deserto dominado por areias. Este deserto foi posteriormente recoberto por sucessivos derrames de lavas, em um dos mais impressionantes fenômenos vulcânicos que a Terra já deve ter assistido. O empilhamento destas lavas e o seu resfriamento originaram o Planalto da Serra Geral, sobre o qual se estende o rio Uruguai e seus afluentes.
          As areias do deserto transformaram-se, ao longo do tempo, em rochas denominadas "arenitos", também conhecidas como "pedra grês". A sua boa permeabilidade e porosidade permitiram o acúmulo de água, transformando estas rochas em um dos maiores reservatórios de água doce subterrânea da Terra, denominado Aquífero Guarani.



Fonte: Projeto Aquífero Guarani-RS
          



Nenhum comentário: