¹ O Brasil se declarou oficialmente livre de gripe aviária nesta quarta-feira (18), após o fim dos 28 dias de vazio sanitário desde a confirmação de um caso da doença em uma granja comercial em Montenegro (RS). A informação foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Durante o período de vazio sanitário, nenhum novo caso foi registrado em granjas comerciais brasileiras, o que, segundo os protocolos da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), permite que o país retome o status de livre da doença. Foram registrados apenas casos em aves silvestres e de subsistência no período.
🎉
Ainda em clima de euforia parabenizo, em primeira mão, autoridades políticas e sanitaristas pela conquista. Nossas aves, finalmente, livres da gripe e aptas pro abate.
A grande ironia dessa história, porém, é o fato de que a saúde e longevidade das galinhas é o que realmente menos importa. Após viverem sob condições degradantes, em confinamento, por toda uma vida, são, afinal, abatidas. Pescoço torcido, choque elétrico, sangria, os métodos variam.
Feito o devido contraponto, sem me alongar em discursos ou exibição de imagens chocantes, de sofrimento animal, em coerência com meu estilo de vida, fica a minha reflexão em nome de quem não tem voz ativa pra tal.
1 cnnbrasil.com.br
Quando Deus deu à humanidade o domínio sobre os animais, foi para cuidar, administrar e usar esses animais no seu potencial máximo e de maneira humanitária.
ResponderExcluirBeijinhos.
Li com atenção, e confesso que me vi entre o alívio e o incômodo.
ResponderExcluirSim, há motivos técnicos para celebrar — mas não posso deixar de sentir aquele silêncio gritante, aquele pesar que me acompanha sempre que penso na lógica do "livres pra matar".
É curioso como a palavra "livres" ganha outro peso quando lembramos que essa liberdade é só uma pausa entre o confinamento e a execução.
Sou grata por ver alguém trazer esse contraponto com respeito, sem choque pelo choque — apenas um chamado à consciência.
Em nome da vida, mesmo daquelas que não sabem escrever sua dor, recebo suas palavras como um eco necessário.
Com carinho e empatia,
ABRAÇOS
muito obrigado
ResponderExcluirAinda bem que a gripe aviária cessou. Mas concordo consigo as aves de aviário além de serem mortas para nosso consumo são muito maltratadas. Um grande motivo de reflexão.
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
Los seres humanos son lo peor. Te hace pensar. te mando un beso.
ResponderExcluir