Páginas

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Autor independente, com orgulho.

 

 

 

 

Publique seu livro

Uma das maiores barreiras que o novo autor, ou melhor; o autor não conhecido encontra em seu segmento, é a publicação. O escritor se debruça sobre sua criação, se dedica, estuda, dá vida ao universo das letras e sente um enorme prazer ao ter sua obra concluída, aí então inicia-se outra etapa. A etapa de poder levar ao mundo a sua voz escrita, a de compartilhar com os leitores as suas ideias, o seu trabalho.
Não raramente encontramos autores desiludidos, que trancam em suas gavetas a sua arte e se deixam levar pelos discursos de alguns de que o povo lê pouco. Pode até ler pouco, mas esse pouco deve ser pensado como o pouco diante do número de habitantes, que poderia ser maior. Mas deve-se levar em conta o seguinte; se a população não se interessa pelos livros, então como temos tantos autores que se tornaram ricos e que alcançaram sucesso.
Sei que parece utópico demais para ser verdade, porém, basta pesquisar um pouco para se certificar dessa informação e não vale pesquisar apenas no Brasil.

Editoras tradicionais ou publicação independente?

Muitos autores estão desmotivados com a profissão de escritor, a começar pela quantidade de não que recebem das editoras tradicionais, as respostas são bastante conhecidas: A sua obra é  muito  boa, mas  não
não se afina com a nossa linha editorial. Ou então; devido a grande quantidade de obras enviadas, temporariamente não estamos recebendo novos trabalhos para análise. Pior ainda quando informam que só analisam via agente literário.
Tudo bem que o autor fique desmotivado, mas é preciso entender que esses editores também são muito pressionados para que escolham e apostem em livros que atendam os apelos comerciais. A negativa não é pessoal ou porque o trabalho não tem qualidade, não é bem assim. Em outro texto tentarei esclarecer como funciona.
Enquanto busca uma grande chance, o autor não deve cruzar os braços, existem outras opções de publicação independente sem que para isso seja preciso esvaziar o bolso.


         Texto:    Silvia Baptista
                      (Escritora e roteirista de Niterói-RJ)

Um comentário:

Dioceli disse...

Acreditar no sonho é o primeiro passo depois é não desistir pois sempre haverá alguém que precisa ler algo sobre o se pensa.