Páginas

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Princípios da bhakti yoga


 

                 O corpo não é o eu. Nosso corpo material é um saco de ossos, sangue, urina e tantas outras substâncias impuras. A mente, que faz parte do corpo material em nível sutil, também é diferente da alma. Toda vez que experimenta emoções mundanas temporárias, a mente as considera reais, o que lhe dá apenas um pouco de prazer e lhe provoca muita angústia!

         Somos almas individuais, e não corpos ou mentes. Nossos corpos são mortais. Nenhum médico ou cientista deste mundo consegue impedir a velhice. Um dia, daqui a vinte, trinta ou cinquenta anos, envelheceremos. Nossa beleza e poder desaparecerão. Não seremos capazes de andar sem a ajuda de uma bengala e, depois de algum tempo, morreremos. Seremos forçados a abandonar tudo o que acumulamos ao longo da vida. Nada neste plano de existência será capaz de nos salvar dessa situação. Se nos dermos conta disso e nos empenharmos em Seu serviço amoroso, seremos felizes de fato.

          Enquanto almas espirituais, somos partes integrantes do Senhor Supremo. Almas presentes em todas as espécies de vida -- das mais rudimentares, as plantas e os animais, por exemplo, às mais complexas, como os seres humanos e semideuses --, são partes integrantes dEle. Os Vedas, as antigas escrituras da Índia, afirmam: "Deus é um só. Tudo neste mundo é expansão de Seu poder, ou energia". Como não creem em Deus, os ateístas acreditam nas forças da natureza. Para eles, tudo surge da natureza e a ela retorna. No entanto, a natureza adorada pelos ateístas é simplesmente uma parte da energia desse Senhor Supremo.


Fonte: "Alma, identidade espiritual e outros segredos"- Shri Shrimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja-  Braja Editora

4 comentários:

❦ Cléia Fialho ❦ disse...

Teu texto explora a distinção entre o corpo físico e a alma espiritual, afirmando que nossa verdadeira essência transcende o material e o mental. Destaca a natureza transitória do corpo e das emoções mundanas, enfatizando que a verdadeira felicidade vem do reconhecimento da nossa identidade como almas eternas.
A visão apresentada é de que somos partes do Senhor Supremo, e que a compreensão e o serviço a essa verdade espiritual são o caminho para a realização e a paz duradouras.

🐾

Teresa Silva disse...

Não conhecia! Mas gostei muito de aprender!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Cesar!!!
Sua publicação é um balsamo.
Muito obrigada por
compartilhar.
Precisamos de leituras e
mensagens que nos
despertem
na alma a calma.
Bjins de gratidão.
CatiahoAlc.

Citu disse...

Muy interesante, me gusto conocer sobre esa cultura. Te mando un beso