Páginas

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Partideiro indigesto


José Bezerra da Silva foi um cantor e compositor, considerado o embaixador dos morros e favelas. Em suas músicas, o sambista sempre procurou retratar os problemas sociais das comunidades.
Alguns jornalistas, agora, me fazem perguntas cretinas. E eu respondo cretinamente.
Bezerra da Silva
Ele nasceu no dia 23 de fevereiro de 1927, no Recife, em Permanbuco, e morreu no de 17 de janeiro de 2005, no Rio de Janeiro. De origem humilde, era filho de Hercília Pereira da Silva, que foi abandonada pelo marido quando estava grávida do filho. Quando era adolescente, Bezerra foi expulso da Marinha Mercante e viajou ao Rio de Janeiro para procurar o pai deixar a pobreza de Recife. Na capital fluminense começou a trabalhar como pintor e, por conta de um relacionamento amoroso, foi morar no Morro do Cantagalo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Salvo por um Santo da Umbanda

Malandro é malandro, mané é mané. Bezerra da Silva
Apesar dos trabalhos na construção civil, Bezerra sempre esteve envolvido com a música. Após passar muita dificuldade no Rio de Janeiro, onde chegou a viver como morador de rua em Copacabana e tentar o suicídio, ele disse que foi salvo por um Santo da Umbanda. Depois disso, compôs e gravou seu primeiro compacto em 1969 e o primeiro LP seis anos depois. Ao longo de sua carreira foram, aproximadamente, 30 discos lançados.
Algumas de suas músicas mais conhecidas são "Malandragem Dá um Tempo", "Overdose de Cocada", "Malandro Não Vacila", "Meu Pirão Primeiro", "Pai Véio 171", "Candidato Caô Caô".

Homenagens

Não preciso fazer a cabeça, eu já nasci com ela. Bezerra da Silva
Em 2001, Bezerra se tornou evangélico e, dois anos depois, gravou um CD gospel. Em 2005, ano de sua morte, ele ainda participou de trabalhos com Planet Hemp, O Rappa e Velhas Virgens. Bezerra da Silva faleceu no dia 17 de janeiro, vítima de parada cardíaca, numa segunda-feira, já que sempre dizia que não queria atrapalhar o final de semana dos amigos quando morresse. Depois de sua morte, recebeu várias homenagens como uma feita por Marcelo D2 que, em 2010, lançou o álbum "Marcelo D2 canta Bezerra da Silva".

Fonte: seuhistory.com

Um comentário:

Elvira Carvalho disse...

Gostei de conhecer.
Um abraço e bom fim-de-semana.


Amigo desculpe a minha ausência. O ano passado desapareceram todos os meus links. levei algum tempo para os recuperar. Recuperei o seu quando veio ao meu blogue, há uns dias.
Abraço