Li esse livro infanto-juvenil há aproximadamente dois meses mas só nessas férias consegui fazer a resenha. Alguém me presentou ele, intuindo que poderia interessar-me e, dito e feito.
A obra pode ser considerada uma ode à coragem e vêm recheada de metáforas sobre administração pública, sistemas de governo, bastidores do poder, diferenças sociais e até sobre religiosidade.
O autor, Jam Terlouw, nem de nome eu conhecia, mas capturou o meu interesse do início ao fim da narrativa, com seu estilo de contar fábulas contemporâneas, ágil, claro, sem prolongamentos desnecessários. O livro, lançado originalmente no início dos anos 70's, narra as dificuldades enfrentadas por um jovem para se tornar rei e governar com justiça e sabedoria o seu povo. Stach, o postulante ao trono, decide aceitar os desafios impostos pelos acomodados Ministros de Katoren, que governavam com mão de ferro desde a morte do rei antecessor, sábio e prudente monarca. Como prova de capacidade para o cargo, confabulam oito tarefas praticamente impossíveis de serem executadas, em locais distintos do reino:
1- Acabar com a gritaria de certos pássaros;
2- Cortar um pé de romãs explosivas;
3- Exterminar um dragão;
4- Paralisar igrejas que se movem;
5- Saltar de cima de uma catedral;
6- Achar a cura para narizes humanos deformados em série;
7- Derrotar um feiticeiro;
8- Sentar numa cadeira de pedra amaldiçoada;
Todas, o jovem executa sem medo de errar, enquanto mistura-se e entende as necessidades de seus futuros súditos.
A única inconsistência que encontrei, ao menos na edição que tenho em mãos, refere-se a tradução do título pro português. O original holandês, "Koning van Katoren", algo como "Rei dos Gatos", transforma-se em "Sete desafios para ser rei", algo aceitável, não fossem, conforme acima listados, oito os desafios vencidos. Se alguém conhece a obra e tem a resposta na ponta da língua, por favor, não deixe de comentar, esclarecendo esse mal entendido.
Concluo afirmando que apesar desse pesar, a minha impressão sobre a fábula foi positiva e me despertou interesse em outras obras do autor.