Páginas

sábado, 24 de dezembro de 2022

Meus votos


Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça resplandecer sobre nós o rosto; para que se conheça na terra o teu caminho e, em todas as nações a tua salvação.


                                                                                                                           Sl 67: 1-2

 


🌍🎄Feliz natal aos que, seja por espionagem ou afinidade, me acompanham. Igualdade, amor e justiça aos filhos da Terra nessa ano que inicia.🎇


sábado, 17 de dezembro de 2022

Comentário sobre o Evangelho de Tomé



 

Eles lhe disseram:: Diga-nos quem você é e então creremos em você. Ele replicou: Vocês analisam a aparência do céu e da terra, mas não reconhecem o que está na frente de vocês e não reconhecem a natureza do tempo presente.

          Aqueles que acham o Evangelho de Tomé interessante frequentemente se surpreendem porque ele não figura na Bíblia ao lado dos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Infelizmente, não existe uma boa resposta para essa questão porque nós não sabemos como os evangelhos canônicos foram selecionados, em primeiro lugar. Ao redor do ano 180 d.C, Irineu, bispo de Lion, hoje cidade francesa, argumentou que deveriam figurar somente os quatro evangelhos do Novo Testamento na coleção oficial da igreja. Presumiu que seus ortodoxos leitores estavam já bem conscientes de que existiam quatro e somente quatro. Mas como a decisão por quatro e não por três ou cinco foi tomada, não sabemos. Alguém pode presumir que Tomé foi deliberadamente excluído dos cânones da escritura porque não temos ideia se aqueles que decidiram pelos quatro canônicos tinham alguma vez ouvido falar dele. Ele pode ter circulado nas igrejas orientais, da Síria ao Egito, e permanecido quase desconhecido das igrejas do Ocidente.

    O Evangelho de Tomé parece a princípio somente uma coleção esporádica de ensinamentos desconexos. Mas o exame desses ensinamentos, um por um, pode levar a uma visão abrangente do que os compiladores do texto pretenderam comunicar. Deve ser lido cuidadosamente, ensinamento por ensinamento, e a pessoa deve permitir-se compreender sua construção total gradualmente. Se isso é feito com sucesso, com a correta interpretação dos ensinamentos de Tomé, então, o texto promete que a pessoa "não experimentará a morte'.


Do livro "Um passeio com Quatro Guias Espirituais", de Andrew Harvey

domingo, 11 de dezembro de 2022

Santo & Johnny

 



            E Jah que o mês é dedicado ao Santo de Israel, é justo dar também espaço pra um Santo da música. É som pra viajar sobre as nuvens e acalmar o coração.

Quem já assistiu ao filme La Bamba não se esquece daquela música instrumental solada numa guitarra havaiana, quando a morte de Ritchie Valens é comunicada pelo irmão a sua mãe. Alguns chegaram a crer que a composição era autoria de Valens. Infelizmente não. Sleepwalk pertence aos irmãos Santo & Johnny, nascidos no bairro do Brooklin, Nova York no final das décadas de 1930 e início da de 1940. Após seus pais retornarem da Segunda Guerra Mundial, ambos começaram estudar violão e no começo da década de 1950 passaram a tocar em bailes, casamentos e conquistaram diversos fãs no local onde moravam. 
 
A fama dos meninos cresceu. Logo faziam sucesso em toda Nova York. Com uma fita demo visitaram diversas gravadoras daquela cidade em busca de interessados pelo trabalho. O cartão postal da dupla era  a canção instrumental "Sleepwalk"
 
O som inconfundível da música rendeu um Disco de Ouro e logo Santo & Johnny estouraram em todas as paradas dos Estados Unidos. A fama os levou em turnês pela Europa, México e Austrália. Na Europa gravam um disco com "Love Story", "Maria Elena", "Ebb Tide", "Love is Blue", "Enchanted Sea", além de participarem de diversas trilhas sonoras dos filmes de James Bond.
 
Em 1965 lançam outro disco só com músicas dos Beatles, e "And I Love Her", com o molho Santo & Johnny, fica 21 semanas nas paradas de sucesso norte-americanas. 
Pela quantidade de álbuns vendida no Exterior, conseguem ganhar o Disco de Ouro em vários países. Com o tema do filme O Poderoso Chefão, na década de 1970, permanecem  26 semanas no topo das paradas italianas, quebrando todos os recordes de vendas de discos em terras italianas.
 
Até os dias de hoje, Santo & Johnny já gravaram mais de 40 álbuns no mundo todo. Nos últimos 14 anos passaram trabalhando em inúmeros cassinos e clubes europeus. O segredo do sucesso é o timbre da guitarra havaiana, responsável pelo som inesquecível da Sleepwalk desde a década de 1950. Em 2002, a dupla entrou para o Hall da Fama da Guitarra. Calcula-se que Sleepwalk seja responsável pela venda de 20 milhões de discos desde seu lançamento. Atualmente é uma das músicas instrumental mais popular do século.

Fonte: saopaulodefato.com



quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Ao Mestre, com carinho

             


          Aqui começa minha já tradicional e respeitosa homenagem de dezembro ao Senhor. Compartilho o trecho de um Hino de Ação de Graças extraído dos Manuscritos do Mar morto, coleção de escritos judaicos da antiguidade, alguns deles datados de 200 a.C. Mesmo que não tenha sido composto pelo Cristo, na minha opinião, esse assemelha-se à Sua grandiosidade de pensamento.

  

                             Eu, o Mestre, conheço-Te, ó meu Deus,

                             pelo espírito que tu me deste,

                          e pelo Teu Espírito Santo eu obedeci fielmente

                          Teu conselho maravilhoso.

                          No mistério da Tua sabedoria 

                          Tu me abriste o conhecimento

                        e em Tua misericórdia

                           Tu me descerraste a fonte do Teu poder.

            

                           Diante de Ti nenhum homem é justo...

                           para que possa entender todos os Teus mistérios 

                           ou dar resposta à Tua repreensão.

                           Mas os filhos da Tua graça

                           alegrar-se-ão quando Tu os corrigires

                           e esperarão Tua bondade,

                           pois em Tua misericórdia Tu Te declararás a eles

                           e eles Te conhecerão;

                           no tempo da Tua glória

                           eles rejubilar-se-ão.

                           Tu fizeste com que se aproximassem

                           segundo o seu conhecimento

                           e os admitiste

                           segundo o seu entendimento,

                           e em suas divisões eles servirão a Ti

                           em todos os seus domínios

                           sem nunca se desviar de Ti

                           ou transgredir a Tua palavra.