quinta-feira, 21 de novembro de 2024

COP- 29 Miragem no deserto

 



          Ao menos na teoria, era pra ser um encontro de líderes mundiais preocupados em encontrar soluções pro nosso planeta em meio ás alterações climáticas que devastam os continentes, sem exceção. O que vemos, no entanto, infelizmente, são poucas propostas imediatas e concretas pra reverter essa mentalidade exploratória em relação ao meio ambiente e as pessoas. Teve até presidente aqui da América do Sul que ordenou a retirada da sua delegação das discussões em Azerbaijão, por não concordar com a visão ambientalista do evento.

      Lamentável, deplorável e revoltante, principalmente quando refletimos que esses caras são líderes e representantes oficiais das suas nações. Desembarcaram em Baku como turistas, pra torrar dinheiro público com suas  diárias.

       É muito pouco em relação ao que  a Terra, nesse instante, necessita. A ideia da conferência, em si, é boa, o problema são os atores atualmente em cena, políticos pouco comprometidos com o futuro e com suas próprias palavras.

      

       

9 comentários:

Fá menor disse...

O mundo vai de mal a pior... só encenações!

Beijinhos e tudo de bom!

chica disse...

Falta comprometimento e efetivas realizações acontecerem! abraços, chica

Vivir y dejar Vivir...Liz disse...

Amigo, encontre tu blog y justo yo hice un post dedicado al medio ambiente, estoy de acuerdo contigo, los que deben hacer algo no lo hacen, el pueblo tiene que pedir a gritos que se ocupen y empiecen a trabajar para eso le pagamos.
Abrazos y te dejo un beso, que tengas un feliz dia.
Quiero seguirte, veo a los seguidores pero no me sale el botón SEGUIR

Mário Margaride disse...

De facto, foi um autêntico fracasso. Aliás, era mais que provável, visto que os principais líderes mundiais não apareceram.

Excelente texto, caro amigo Cesar.

Abraço forte e bom fim de semana.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

❦ Cléia Fialho ❦ disse...

Que texto reflexivo e necessário! A crítica exposta é pertinente e ecoa o sentimento de muitos que esperam por ações reais e urgentes em relação à crise climática. É doloroso perceber que, enquanto o planeta clama por socorro, aqueles que deveriam liderar a mudança muitas vezes tratam esses eventos como meras formalidades ou, pior, como oportunidades de lazer às custas do dinheiro público.

A metáfora da "miragem no deserto" é poderosa e revela o contraste entre o que deveria ser — um oásis de soluções — e o que realmente é, uma cena vazia de compromissos efetivos. O texto desperta indignação, mas também nos faz refletir sobre nosso papel como cidadãos em cobrar mais responsabilidade e coerência de nossos representantes. Uma mensagem forte, que denuncia a apatia e exige transformação.

Vivir y dejar Vivir...Liz disse...

César, ya te estoy siguiendo, gracias por visitar mi blog, espero que te guste su contenido.
Abrazos y te dejo un beso, que tengas un gran dia amigo

Vivir y dejar Vivir...Liz disse...

César, pase a desearte un feliz fin de semana, con amor y felicidad.
Abrazos y te dejo un beso

Anônimo disse...

Ficou muito aquém das necessidades do mundo, principalmente dos mais desfavorecidos.
Uma boa semana.
Um beijo.
Graça pires

Juvenal Nunes disse...

Realmente, parece que o encontro deste ano resultou num fiasco.
Absolutamente lamentável.
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes