O ritmo do carnaval, queiram ou não os que desconhecem ou repudiam, chegou pra embalar o blog, na marcação do surdo, tamborins, agogôs, caixas e por aí vai. Minha família sempre teve uma história de afinidade com essa festa popular e eu, apesar de não mais tão atuante, ainda curto assistir os desfiles na televisão. Pra quem não sabe, carnaval é cultura e resgate das raízes do nosso povo. Os enredos contam histórias e resgatam personagens que fazem parte da nossa identidade, inspirando orgulho e espalhando conhecimento.
Moro em um bairro que respira cultura negra, há poucos metros de uma Escola de Samba, a Estado Maior da Restinga, que em seu enredo desse ano homenageia o venerado santo católico São Jorge, o Ogum das religiões de matriz africana. O "Guerreiro da Capadócia" é o padroeiro da agremiação carnavalesca e suas cores são as mesmas da bandeira da escola. Achei particularmente pulsante e belo o samba-enredo e aqui hoje apresento ele, como uma expressão de orgulho em morar na periferia e pertencer à uma classe social que em virtude da humildade, sabe dar valor as pequenas coisas da vida.
Quem não gosta, fecha os ouvidos, quem prefere só paz nessa época, bom descanso e quem curte se requebra e joga confete pro ar. Tinga o teu povo te ama!
9 comentários:
Brasil é sinónimo de Carnaval e a sua publicação dá nota disso mesmo.
Abraço carnavalesco,
Juvenal Nunes
Que bom gostar assim do carnaval. Eu não sou grande fã e não é pela idade, mas pela educação desde pequena. Mas gosto da alegria que o carnaval desencadeia.
Uma boa semana.
Um beijo.
Querido amigo, adoro el carnaval, sus trajes, música, bailes.
Es la alegría de pueblos que hacen recordar su historia y momentos vividos con gran alegría
Te dejo todo mi cariño y besos
♥️¸.•*¨)¸.•*¨)
(¸.•´♥️♥️.¸.•´♥️
Olá Cesar, como não falar em Carnaval, como tu fizeste nesta tua crônica, nesta época do ano, em que o Brasil se envolve com estas festas carnavalescas. Em Porto Alegre, a Escola Maior da Restinga é uma das mais importantes. Eu também acompanho o Carnaval pela TV.
Um abraço.
Que texto maravilhoso!
Dá pra sentir a paixão pela cultura e pela nossa história em cada palavra. A vibe do carnaval, com todos os seus ritmos e cores, realmente é algo que abraça a todos, seja pela dança, pela música ou pelo simbolismo. Essa conexão com as raízes da nossa gente é algo que não se perde, mesmo com o passar dos anos. E que orgulho, né? Viver em um bairro que respira tanto essa cultura rica e tão nossa! A homenagem ao São Jorge, o "Guerreiro da Capadócia", é simplesmente linda, um resgate de um símbolo de força e fé. Ah, como é bom se sentir parte de tudo isso! É um verdadeiro presente poder celebrar e manter acesa essa chama que é tão nossa.
ABRAÇOS
Creo que es maravilloso saber vivir y saborear las cosas buenas que la vida nos regala, entre ellas esta el carnaval,
dices bien, el que no quiera oir que se tape los oidos pero es fantastico gozar y descubrir la cultura de los pueblos
Un abrazo
What a vibrant and joyous celebration of Carnival! Your passion for this festival truly shines through. It's wonderful to see how deeply intertwined Carnival is with culture and identity, especially in your neighborhood. The connection to the Samba School and the homage to Saint George adds such a rich layer of meaning and tradition to the festivities. I love how you highlight the importance of pride and the appreciation for life’s simple joys, especially within the context of your community. Whether it’s through the rhythm of the drums or the vibrant parades, Carnival is a beautiful expression of resilience and heritage. Thank you for sharing this lively perspective!
You are invited to read my new blog post: https://www.melodyjacob.com/2025/02/our-pre-valentine-visit-to-pitlochry.html
Haja alegria!
Nos meus tempos de criança, por cá chamava-se Entrudo, jogar o entrudo. Nas aldeias por aqui, lembro-me de desfilarem pessoas mascaradas que eu gostava de apreciar mas das quais mantinha alguma reserva por sentir algum medo por não saber quem eram e os seus propósitos nas partidas que podiam pregar. Havia também os bailes de carnaval onde apareciam mascarados e outros fantasiados de cara descoberta
Depois começou a importar- se o carnaval mais organizado daí...
Euforia boa para depois a paz e silêncio.
Bom carnaval!
Ten un lindo carnaval y tienes razón uno debe valorar las pequeñas cosas.
Postar um comentário