... aquecimento Global. Mais de 18% dos gases que geram o aquecimento global vêm da pecuária, dano maior do que o causado pelos meios de transporte. A criação de animais gasta, num nível crescente, considerável parte dos recursos hídricos do país, e contamina o restante com fósforo, pesticidas e antibióticos. A pecuária também é responsável pela erosão do solo, a contaminação do lençol freático e a chuva ácida.
A fonte foi um panfleto que peguei, se não me engano, num Fórum Social Mundial aqui em Porto Alegre. Os dados, se não estão atualizados, possuem poucas variações nos dias de hoje. Representam apenas a ponta de um iceberg e quem quiser pesquisar à fundo, sinta-se à vontade e tenha o meu apoio.
Mas antes que eu me esqueça, especialmente pros gaúchos, uma boa Expointer á todos.
7 comentários:
Da que pensar. te mando un beso.
Há pessoas que não acreditam no aquecimento global, muito menos nas alterações climáticas. Mas elas estão aí a manifestar todos os dias a sua forma de nos perturbar. Até quando?
Tive saudades.
Uma semana muito boa.
um beijo.
Vamos ver o que vai acontecer com esse planetinha
e seus habitantes...
O que manda nesse mundo são os lucros, dinheiro no
bolso! Infelizmente tantas coisas erradas. Está aí o resultado.
Abraço, Cesar, uma boa semana.
Esse texto faz um comentário provocador e reflexivo sobre a Expointer, utilizando uma aparente contradição: começa com dados ambientais fortes e preocupantes sobre os impactos da pecuária — atividade central da feira — e termina com um desejo amistoso de “boa Expointer”.
Com carinho, pode-se dizer que ele convida à consciência, sem hostilidade. Reconhece a importância cultural e econômica do evento, mas não deixa de lançar luz sobre as consequências ambientais ligadas ao modelo atual de produção. Há um tom sutil de ironia, sim, mas também um chamado ao diálogo e à responsabilidade.
É como um lembrete gentil: celebrar as tradições, sim, mas sem esquecer do futuro do planeta.
ABRAÇO
Boa noite Cesar. Concordo totalmente com suas palavras. Eu lembro que no Centro Cultural Banco do Brasil, vi uma Revista Manchete antiga, na capa uma enchente igual ou um pouco menor, do que o ano passado. Tiro pelo estado do Rio de Janeiro. Ano passado, não tivemos outono ou inverno. Grande abraço carioca.
Esqueci, um mês de setembro abençoado, para você meu querido amigo. Espero conhecer um dia o RS. Já pesquisei sobre as 4 primeiras cidades do estado: Porto Alegre (Porto dos Casais), Rio Pardo, Rio Grande e Santo Antônio da Patrulha (Santo Antônio).
Bom sábado e bom final de semana meu querido amigo Cesar. Previsão da frente fria, que começou no sul, chegar hoje no estado do Rio de Janeiro.
Postar um comentário