Torço fervorosamente pra estar errado mas o significado da COP30 assumiu pra mim outra nomenclatura:
Contradição- já que o Brasil, protagonista e organizador do evento, que devia dar exemplos e primeiros passos, liberou nos últimos dias a exploração de combustível fóssil na Foz do Amazonas.
Omissão, visto os grandes poluidores globais recusarem-se preliminarmente à comprometerem-se com nada.
Promessas, essas não vão faltar, mas em se tratando de políticos, sabemos que elas acabam desvanecendo-se com o tempo.
Não me chamem de pessimista, torço pra que algo positivo surja durante o evento, principalmente porque as comunidades indígenas terão grande representatividade e têm autoridade em preservação ambiental. O planeta não necessita de belos discursos mas de consciência ecológica, aqui e agora.

12 comentários:
César,
você expressou com lucidez o sentimento de muitos de nós. O contraste entre discurso e ação é gritante e dói ver o país sediar um evento tão importante enquanto ignora o próprio exemplo. Que a voz dos povos indígenas, tão conectada à terra, seja maior mais alta que as promessas políticas. Que ainda haja espaço para a esperança.
Abraço
Fernanda
Aplaudo o título. E desconfio da bondade da bondade destes eventos.
Boa semana!
Falaste de todas nossas preocupações,! Mas vamos torcer pra que tudo dê certo, do melhor possível! abraços, chica
I wish you all the best, Cesar.
Esas reuniones son solo por propaganda nunca se termina por hacer algo por el mundo. Te mando un beso.
Concordo consigo. É costume não darem em nada estas reuniões, já que os países não se empenham verdadeiramente com os problemas do clima. E o nosso planeta azul é que sofre.
Uma boa semana.
Um beijo.
Só nos resta esperar que estes pensamentos estejam verdadeiramente errados!
Subscreve a newsletter do blog, para receberes conteúdos novos e exclusivos todas as semanas. Clica Aqui Para Subscrever
Bjxxx,
Pinterest | Instagram | Blog
Bom dia e boa quarta-feira meu querido amigo Cesar. Concordo totalmente com você. Obrigado pela visita e comentário.
It's absolutely understandable why you feel that COP30 is already clouded by the unfortunate shadows of Contradiction (especially with the fossil fuel exploration news in Brazil).
É preciso ações que cuidem do planeta, estamos vivendo tempos trabalhosos, um forte abraço.
Exatamente isso! São tantas promessas o que é necessário e ação. Cada vê mais vemos eventos climáticos.
Olá, tudo bem?
A transição para uma nova matriz energética não é fácil. Tanto não é que Lula autorizou a exploração de petróleo no Amazonas. Mas ainda assim, o Brasil é um dos países com a maior parte de energia limpa do mundo. Acordos são feitos mas parece que a coisa anda a passos de tartaruga.
O que mais bombou nessa COP até agora foi o Lula e a Janja ficar hospedados em um grande iate de um empresário (mantendo os valores em sigilo) quando disse que ficaria bem em um "barco". Vê lá se Janja ia querer ficar em um barco...
Postar um comentário