O mantra é uma fórmula mística e ritual recitada ou
cantada repetidamente. A palavra provém do sânscrito e tem muitas diferenças
sutis de significado, “instrumento da mente”, “linguagem divina” e “linguagem
da fisiologia espiritual humana” são apenas algumas de suas conotações. Os
mantras se originaram do hinduísmo, mas também são utilizados no budismo e
outras religiões.
Os místicos praticam a palavra mágica há milênios.
Para algumas escolas, principalmente as de fundamentação técnica, o mantra pode
ser qualquer som, sílaba, palavra, frase ou texto,
que detenha um poder específico. Existem mantras para facilitar a concentração
e meditação, mantras para energizar, para adormecer ou despertar, para
desenvolver os chakras ou vibrar canais energéticos a fim de
desobstruí-los.
Ao longo dos anos, os ocidentais que chegaram ao
oriente tentaram explicar porque os mantras produzem os efeitos esperados. John
Blofeld, pesquisador que estudou por dentro as culturas indiana e chinesa,
notou que não é necessário saber o significado das palavras ditas. Alguns
psicólogos ocidentais defendem que o mantra possui uma energia sonora que
movimenta outras energias que envolvem quem o entoa. Blofeld observou que não
importa a correção da pronúncia, ele encontrou o mesmo mantra entoado de forma
muito diferente em países diversos, e sempre produzindo os efeitos esperados.
Outra explicação seria a mesma usada para o efeito dos
mudras: um gesto repetido por tantas pessoas durante tantos séculos que criou
um tipo de caminho energético – que podemos chamar de marca no akasha,
ou no inconsciente coletivo – que é rapidamente seguido pela psique da pessoa
que o executa.
Algumas pessoas marcam a repetição dos mantras usando
um mala, ou japamala (em sânscrito, japa = sussurrar e mala =
cordão). Trata-se de um colar de 108 contas, utilizado por hinduístas e
budistas, que cumpre a mesma função do terço católico. Como o número 108 é
considerado mágico na Índia, pois simboliza o eterno, recomenda-se entoar o
mantra pelo menos 108 vezes.
Alguns mantras:
Alguns mantras:
Namo... Namo... Anjaninandanaaya Jaya Seeyaa Raama, Jai Jai Hanumaan (4x) Jaya Bajrangbalee, Baba Hanuman (2x) Sankata Mochan kripaa nidhaan (2x) Jai Jai Jai Hanuman Gosaaee Kripaa karahu Gurudeva kee naaee Sankata Mochan kripaa nidhaan, Laala Langotta, Laala Nishaan Hare Raama Raama Raama, Seetaa Raama Raama Raama Hare Krishna, Hare Krishna Krishna Krishna, Hare Hare Hare Rama, Hare Rama Rama Rama, Hare Hare. A palavra Hara é a forma de dirigir-se à energia do Senhor e as palavras Krishna e Rama são formas de se dirigir ao próprio Supremo. Tanto Krishna quanto Rama significam “o prazer supremo eterno”. Hara é a suprema energia de prazer do Senhor, que modificada para Hare no vocativo, ajuda-nos a alcançar o Senhor. Essas três palavras, a saber, Hare, Krishna e Rama, são as sementes transcendentais do maha-mantra. O canto é uma maneira espiritual de dirigir-se ao Senhor Supremo e Sua energia interna, Hara, pedindo-Lhes que dêem proteção à alma condicionada. Este canto é exatamente como o choro genuíno de uma criança por sua mãe. A mãe Hara auxilia o devoto a alcançar a graça do supremo pai, Hari, ou Krishna, e o Senhor Se revela ao devoto que canta este mantra sinceramente. | |||||||
Veja mais em: http://despertarcoletivo.com/a-importancia-dos-mantras/
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