Páginas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Lição 21- Evangelho dos Doze Santos.


 1 E aconteceu que o Senhor partiu da cidade e subiu às montanhas com seus discípulos. E chegaram a uma montanha, cujos caminhos eram íngremes, e lá encontraram um homem com um animal de carga. 2. O cavalo, porém, havia caído, pois estava sobrecarregado, e o homem o espancava até sangrar. E Jesus, aproximando-se dele, disse -lhe: Filho da crueldade, por que espancas o teu animal? Não vês que é demasiado fraco para a sua carga, e não sabes tu que ele sofre? 3. O homem, porém, respondendo, disse: Que tens tu com isto? Posso espancá- lo tanto quanto me aprouver, pois me pertence, e o comprei por uma boa soma de dinheiro. Pergunta aos que estão contigo, pois são meus conhecidos e sabem disso. 4. E alguns dos discípulos responderam, e disseram: Assim o é, Senhor. Vimos quando este homem o comprou. E, novamente, disse o Senhor: Não vedes como este animal sangra, geme e se lamenta? Eles, porém, respondendo, disseram: Senhor, não o ouvimos gemer nem lamentar-se. 5. E o Senhor ficou pesaroso, e disse: Ai de vós, por causa da insensibilidade de vosso coração, vós não ouvis como se lamenta e clama ao Criador celestial por misericórdia; mas três vezes ai daqueles de quem esta criatura se lamenta e clama em sua dor. 6. E, adiantando-se, tocou o animal, e o cavalo levantou-se, e seus ferimentos foram curados. Porém, ao homem disse: Vai agora e já não o espanques daqui por diante, caso também desejes encontrar misericórdia. 7. E, vendo aproximar-se o povo, disse Jesus a seus discípulos: Por causa dos enfermos, eu estou enfermo; por causa dos famintos, eu tenho fome; por causa dos sedentos, eu tenho sede. 8. E disse também: Eu vim para acabar com os sacrifícios e festins de sangue, e se não cessardes de fazer oferendas de carne e sangue e de alimentar-vos deles, a ira de Deus não se afastará de vós, tal como aconteceu com vossos pais no deserto, que se entregaram à concupiscência e comeram até fartar-se, e se encheram de podridão, e foram consumidos pela praga. 9. Eu vos digo que, não obstante estejais reunidos em meu seio, se não guardardes os meus mandamentos, eu vos rejeitarei. Pois, se não observardes os mistérios menores, quem vos confiará os maiores? 10. Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito. 11. Porque, se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras? E se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso?

12. Nenhum servo pode servir a dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou há de chegar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mâmon. E os fariseus, que eram avarentos, ouviam todas essas coisas, e zombavam dele. 13. E disse-lhes: Vós sois os que justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece o vosso coração, porque o que entre os homens é elevado perante Deus é abominação. 14. A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele. E é mais fácil passarem o céu e a terra do que cair um til da lei. 15. E aproximaram-se dele algumas mulheres, trazendo-lhe os filhos, aos quais ainda amamentavam, a fim de que ele os abençoasse; e alguns disseram: Por que importunais o mestre? 16. Mas Jesus repreendeu-os, e disse: Destes sairão os que ainda irão confessar-me diante dos homens. E, tomando-os nos braços, ele os abençoou.

Um comentário:

Elvira Carvalho disse...

Muito interessante.
Abraço, saúde e bom fim de semana