Páginas

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Lição 31- Evangelho dos Doze Santos

1 Outra vez disse Jesus: Eu sou o pão verdadeiro e a videira vivente. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Este é o alimento de Deus que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o alimento vivo que desceu do céu; se alguém comer deste alimento, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha verdade, e o vinho que eu der é a minha vida. 2. Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como pode este dar-nos a si mesmo como alimento? Então disse Jesus: Pensais que eu falo de comer da carne, tal como ignorantemente fazeis no templo de Deus? 3. Em verdade, meu corpo é a substância de Deus, e essa é verdadeira carne, e meu sangue é a vida de Deus, e essa é verdadeira bebida. Não como os vossos ancestrais, que cobiçaram carne, e Deus em sua ira deu-lhes carne, e comeram da corrupção até ela feder em suas narinas, e suas carcaças caíram aos milhares no deserto, em razão da praga. 4. Destes está escrito: Vaguearão quarenta e nove anos no deserto, até que se purifiquem da sua concupiscência, antes de entrarem na terra do descanso; sim, sete vezes sete anos vaguearão eles, porque não conheceram os meus caminhos, nem obedeceram as minhas leis. 5. Porém quem come esta carne e bebe este sangue permanece em mim, e eu nele. Assim como o Pai-Mãe da vida me enviou, e eu vivo pelo Pai-Mãe, assim quem de mim se alimenta, que sou a verdade e a vida, também viverá por mim. 6. Este é o pão vivo que desceu do céu e dá vida ao mundo. Diferente de vossos pais, que comeram o maná e morreram, quem comer deste pão e deste fruto viverá para sempre. Ele disse essas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum. Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isso, disseram: Duro é esse discurso; quem pode aceitá-lo? 7. Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disso, disse-lhes: Isso vos escandaliza? Que seria, pois, se vísseis subir o Filho e Filha do Homem para onde primeiro estava? É o Espírito que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são Espírito e vida. 8. Mas há alguns de vós que não creem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de trair. Por isso ele lhes disse: Ninguém pode vir a mim, se de cima não lhe for dado. 9. Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos Doze: Quereis vós também retirar-vos?

10. Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e estamos convictos de que tu és o Cristo, um Filho do Deus vivo. 11. Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os Doze, e também um de vós que é um traidor? E isto dizia ele de Judas Iscariotes, filho de Simão, o Levita; porque ele havia de traí-lo. 12. E viajando Jesus a Jerusalém, eis que se aproximou um camelo com uma pesada carga de madeira, e o camelo não podia arrastá-la colina acima por causa do peso. E o condutor espancava-o e maltratava-o cruelmente, não conseguindo, porém, fazê-lo ir mais além. 13. E Jesus, vendo isso, disse-lhe: Por que espancas tu a teu irmão? E o homem respondeu-lhe: Não sabia que ele era meu irmão; não é ele um animal de carga, feito para servir-me? 14. E disse Jesus: Não fez o mesmo Deus da mesma substância o camelo e os teus filhos que te servem, e não tens tu o mesmo alento de vida, que ambos receberam de Deus? 15. E o homem maravilhou-se muito com esse dizer, e, cessando de espancar o camelo, retirou parte da carga, e o camelo subiu a colina, enquanto Jesus seguia à sua frente, e não parou até o término da sua jornada. 16. E o camelo reconheceu a Jesus e sentiu nele o amor de Deus. E o homem inquiriu mais sobre a doutrina, e Jesus de boa vontade o ensinou, e ele tornou-se seu discípulo.

Nenhum comentário: