Os populares "Hare Krishnas" são conhecidos pela maior parte da sociedade como figuras exóticas de modos e trajes típicos. Quem nunca foi abordado por um "Hare" vendendo incensos ou livros no ônibus, ao menos avistou um grupo tocando instrumentos musicais indianos entoando repetidamente:
Hare Krsna, Hare Krsna
Krsna Krsna, Hare Hare
Hare Rama, Hare Rama
Rama Rama, Hare Hare
Na verdade, no mundo ocidental, pouco se sabe a respeito da cultura que os inspira. O processo de cantar e ouvir as glórias de Deus, a meditação mântrica, as escrituras sagradas, os mestres espirituais, a alimentação lacto-vegetariana e a adoração a deidades compõem um universo ainda pouco familiar aos olhos ocidentais. Sabe-se que seus hábitos são oriundos da Índia, mas o seu significado é pouco compreendido.
A base do movimento pela consciência de Krishna é a cultura védica, a mais antiga da humanidade. Todos os seus aspectos (religiosos, filosóficos, científicos, sociais, etc.) estão voltados para a espiritualidade, para a busca da auto-realização e o contato com Deus.
O Senhor é o proprietário de todo o universo e assim pode ser conhecido por diferentes nomes, em diferentes lugares. Qualquer nomenclatura que se relacione ao Senhor Supremo é tão sagrada quanto as outras. Todas dizem respeito à Deus. Estes Santos nomes são tão poderosos quanto Ele e nada impede que alguém os cante glorificando-O através do nome específico pelo qual é conhecido em determinada religião ou região. A literatura védica milenar da Índia reconhece o mantra Hare Krsna como Supremo - Maha-mantra - pois contém todos os outros.
O nome KRISHNA significa "o todo-atrativo", RAMA o "todo-agradável". HARE é uma súplica à energia interna de Deus. Quando cantamos o Maha-mantra estamos orando ao Senhor todo-atrativo, à sua potência interna de prazer, que nos aceite e possamos satisfazê-Lo servindo-O.
Mantra é a vibração sonora capaz de nos conectar à energia Suprema que controla todas as coisas, materiais e imateriais. Ao entoarmos mantras, automaticamente entramos em contato com níveis superiores de consciência e ultrapassamos os limites dos padrões mentais condicionados. Assim, podemos desenvolver o controle mental e atingir o equilíbrio emocional necessário para uma vida saudável e harmoniosa. Não há nenhuma restrição para a prática da meditação mântrica. Pelo contrário, o processo de cantar mantras é indicado como o processo ideal para o homem moderno na busca da auto-realização. Descubra a paz em meio ao caos.
🙏
Fonte: Informativo do Centro de Estudos Védicos de Porto Alegre

9 comentários:
Diz uma velha canção, amigo César: "Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.
Abraços!!!
Olá, tudo bem?
Eu via muito desses grupos vendendo seus produtos nas ruas nos anos 80, depois de um tempo não ou vi mais. Os homens criaram muitos caminhos para o Sagrado, e cada um deles possuem seus significados, ritos, mitos. A busca pelo Sagrado é uma busca fascinante.
Muito interesante.
Paz no meio do caos é muito precisa!
Boa semana!
Olá, Cesar excelente teu texto, já vi muito os "Hare Krishnas", significa a energia Divina, acho excelente, fazer o bem, querer um mundo melhor, agradecer por todo o bem para a humanidade, só merece nossa admiração, pois hoje a 'coisa' está num patamar insuportável. Está difícil vivermos numa paz, mais tranquilos e sem certos medos...Há agressões em todos os cantos, no mundo inteiro, ódio e crueldade.
Gostei muito dessa tua postagem!
Uma feliz semana, um abraço.
Buena reflexion. Te mando un beso.
Boa tarde meu querido amigo Cesar. Sobre matéria de religião, eu nem preciso explicar, pois você sabe muito bem, que sou evangélico e Evangelista na Assembleia de Deus. Confesso que tem muitos anos, que não vejo grupos de "Hare Krishnas". Obrigado pela visita e comentário, aquele lugar estava totalmente abandonado. Uma excelente tarde de terça-feira e um grande abraço do seu amigo carioca. Se um dia eu for no RS, terei um grande prazer em conhecê-lo pessoalmente.
Olá, Cesar. Adorei saber sobre esse assunto que desconhecia, abraços!
Thanks for sharing!
Que leitura enriquecedora e cheia de serenidade…
Teu texto conduz o leitor a uma reflexão profunda sobre a espiritualidade, a paz interior e o verdadeiro sentido da conexão com o divino.
A forma clara e sensível com que explicaste a meditação mântrica torna o tema acessível até mesmo para quem pouco conhece a cultura védica.
Achei muito bonito como destacaste o poder do som, da oração e da consciência espiritual como caminhos de equilíbrio em meio ao caos do mundo moderno.
Há delicadeza, conhecimento e respeito em cada palavra, despertando curiosidade e contemplação.
Uma mensagem luminosa, que inspira calma, respeito às diferentes formas de fé e busca interior.
Postar um comentário